sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Doce de cereja preta da Gardunha

Como beirã de alma e coração, é impossível não ficar rendida às maravilhosas cerejas da Gardunha.

Além da quantidade (astronómica) de cerejas frescas que se consomem lá por casa todos os anos, é "obrigatório" fazer vários frascos de doce para consumir ao longo do ano.

A receita é da minha mãe, tal como este doce! Rendi-me aos quilos de doce que a minha mãe este ano fez e não tive "necessidade" de fazer o meu próprio doce.

Ingredientes
2 kg de cerejas pretas da Gardunha sem caroço
1 kg de açúcar*

Retirar o caroço a cada cereja e coloca num tacho. 

Adicionar o açúcar e deixar marinar cerca de 10 minutos ou até o açúcar ficar completamente dissolvido.

Levar ao lume e deixar cozinhar, em lume brando, até obter o ponto estrada.

Colocar em frascos de vidro previamente esterilizados.

*As cerejas da Gardunha são de ótima qualidade e muito doces! Para cada quilo de cereja sem caroço adiciono 1/2 quilo de açúcar.


(Doce de cereja da minha mãe)

Sem comentários :

Enviar um comentário